Buscar
  • inesduartequerido

Dicas de limpeza para aparelho ortodôntico



  1. Use a escova de dentes correta: Pode usar uma escova de dentes normal para lavar os dentes, mas a estrutura da escova de dentes ortodôntica incluirá todos os bráquetes, por isso é mais eficiente neste trabalho. Como existem várias escovas de dentes no mercado, deve consultar o seu médico dentista para saber qual se adequa melhor a si. Independentemente do tipo de escova utilizada pelo paciente, é recomendável substituí-la a cada 3 meses ou quando as cerdas estiverem danificadas.

  2. A não esquecer o fio dental: Embora este dê muito, é essencial, pois o fio dental será o responsável pela limpeza das gengivas, das laterais, das superfícies dos dentes e das áreas mais difíceis de alcançar. Para poder usar o fio de forma eficaz, este deve ser passado entre a arcada dentária e o dente antes de iniciar a limpeza.

  3. O escovilhão é utilizado para limpar o arco do aparelho e as laterais de cada um dos seus componentes e no espaço entre cada bráquete. Mais uma vez, existem diferentes escovilhões no mercado, sendo assim, deve consultar o seu médico dentista para saber qual se adequa melhor a si.

  4. Finalmente nesta etapa a escova de dentes começa a funcionar. Aqui, pode ser útil dividir a superfície visível do dente em três áreas diferentes: a área superior do bráquete, a área do bráquete e a área inferior do bráquete. Considerando estas divisões, limpamos as três áreas a partir da área mais próxima à gengiva. Repita esse processo em todo o arco, fazendo um movimento circular suave.

  5. A não esquecer a importante limpeza da parte interior dos dentes e algo que muitas pessoas se esquecem: a língua! Esta pode deixar resíduos e criar mau hálito. Para isso, pode usar a própria escova ou um raspador de línguas.

  6. O elixir pode ser uma alternativa para ajudar na higienização de quem usa aparelho ortodôntico fixo. Para quem tem dificuldade de escovação, o uso de elixir com flúor podem minimizar o aparecimento de manchas brancas e cáries. No entanto, é importante lembrar que eles não substituem a escovação e o uso do fio dental.

Malo Dental

23 visualizações
 

©2020 por MALO DENTAL.