ODONTOPEDIATRIA

Odontopediatria é a área da medicina dentária que se ocupa das crianças!

A estrutura da boca e as necessidades dentárias das crianças são diferentes das do adulto! As crianças precisam de um atendimento mais dedicado e atencioso, em ambiente descontraído e acolhedor que lhes proporcione uma boa experiência. Durante a consulta é usada uma linguagem apropriada e adequada à idade da criança, são explicados todos os passos da consulta antes da execução dos mesmos, estabelecendo uma via de comunicação entre o médico dentista pediátrico e a criança.

      É aconselhado a marcação da primeira consulta de odontopediatria partir do momento em que primeiros dentes erupcionam, normalmente entre os 6 meses e 1 ano de idade. Na primeira consulta é importante que haja uma explicação aos pais da maneira como devem higienizar os dentes dos seus filhos, bem como incutir desde cedo bons hábitos que levem a uma saúde oral sem intercorrências ao longo do seu crescimento. São também realizadas higienes orais e tratamentos com flúor, assim como recomendações nutricionais e dietéticas. Na consulta de odontopediatria, os pais são alertados para hábitos como a sucção do dedo, chupeta ou língua e aconselhados com algumas estratégias para abandono dos hábitos. É ainda feita a avaliação precoce e alguns tratamentos para melhorar a posição dentária bem como a relação intermaxilar de modo a proporcionar à criança uma mordida adequada.

        Problemas como a cárie dentária devem ser prevenidos desde cedo, quando não são tratadas, as cáries podem provocar dor, infeções e/ou abcessos. A perda prematura dos dentes de leite pode ter consequências ao nível do posicionamento e alinhamento da dentição definitiva.

       Em crianças com maior ansiedade e receio da execução dos tratamentos, em que as técnicas de controlo de comportamento básicas não são suficientes para as tranquilizar, o médico dentista pode recorrer a outras soluções. Quando a criança demonstra uma ansiedade leve/moderada, a técnica de sedação consciente por inalação de uma mistura de protóxido de azoto e oxigénio permite o controlo do comportamento e a realização dos tratamentos. Nos pacientes com ansiedade severa, pacientes com necessidades especiais ou crianças que necessitem de tratamentos dentários muitos extensos ou tratamentos mais complexos, está indicado o recurso à Anestesia Geral.

 

©2020 por MALO DENTAL.