
HIGIENE ORAL
Mais vale prevenir do que remediar!!!
A especialidade de Higiene Oral tem como principais objetivos a prevenção das doenças orais e a manutenção dos tratamentos dentários efetuados em outras especialidades de Medicina Dentária.
Possui um cariz mais preventivo, atuando ao nível da educação e promoção da saúde (procurando adequar hábitos de higiene oral corretos para cada paciente) de modo a concretizar os seus objetivos.
No processo da consulta de higiene oral, fazem parte o exame da dentição e o exame periodontal, procedendo ao encaminhamento para cada especialidade para o respectivo diagnóstico e tratamento.
Quais as principais Doenças Orais?
-Gengivite
-Periodontite
- Cárie Dentária
Como evitar as principais Doenças Orais?
Como principal fator de risco, a remoção da placa bacteriana é o método mais eficaz de modo a prevenir as principais doenças orais.
Para tal, é importante que sejam indicados os meios e métodos mais eficazes de remoção de placa bacteriana.
A escovagem, a utilização de fio dentário e/ou escovilhões interdentários e o uso de um dentífrico fluretado constituem os principais métodos de remoçãoda placa bacteriana. Deve-se escovar os dentes pelo menos 2 vezes ao dia utilizando dentífrico fluoretado, sendo a passagem do fio dentário efetuado à noite.
As características da escova de dentes são muito importantes: As suas cerdas devem ser macias ou de dureza média e o seu tamanho deve adequar-se ao tamanho da boca.
A escova deve ser trocada a cada 3 meses e não deve ser partilhada.